LABORATÓRIO ESCOLAR DE INFORMÁTICA – LEI
A Informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e às suas linguagens. É dever da escola acreditar que a tecnologia é um direito do cidadão atual, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado. Para isso, a E.E.F.M. Francisco Nonato Freire inseriu em seu currículo escolar várias atividades lúdicas-pedagógicas, viabilizando o desempenho imprescindível no processo ensino-aprendizagem, estimulando prof A Informática faz parte da cultura contemporânea e a escola tem um papel fundamental de propiciar o acesso dos alunos a essa nova tecnologia e às suas linguagens. É dever da escola acreditar que a tecnologia é um direito do cidadão atual, na medida em que possibilita a ele conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho com o mundo atual e globalizado. Para isso, a E.E.F.M. Francisco Nonato Freire inseriu em seu currículo escolar várias ativiessores e alunos a estabelecer contato com a informática, conduzindo-os a desenvolver um novo conceito sócio-cultural da realidade, melhorando assim a qualidade do ensino, oportunizando ao aluno construir significados e apropriar-se de códigos da ciência e tecnologia moderna. Com isso, foram desenvolvidas várias atividades como pesquisas, simulados (via internet ou não), jogos educativos, de estratégia e de raciocínio lógico, cursos de inclusão digital, produção e estudo de mapas, discussão de textos literários e científicos, construção de paginas na internet, e outros...
Antes da aula prática, diretamente no LEI, o professor planeja a sua aula, através de pesquisas na internet, pois caso contrário os alunos podem se dispersar facilmente e navegar por outros sites não relacionados com a aula ao invés daqueles indicados pelo professor. As aulas ocorrem em horários convenientes para todos os professores, sendo essas aulas agendadas antecipadamente para controle geral.
Todas as metodologias usadas envolveram pesquisas de busca qualitativa por meio da análise dos saberes e necessidades dos discentes no contexto social e educativo ao qual os alunos pertencem, através de atividades virtuais e concretas que envolvem as habilidades cognitivas.
Os resultados apontam que o computados trouxeram benefícios para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes. De fato, a utilização da tecnologia no ambiente escolar contribui para uma mudança de paradigmas, sobretudo para o aumento da motivação em aprender, pois as ferramentas de informática exercem um fascínio em nossos alunos.
Ressalta-se que embora o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação seja ainda restrito às classes sociais privilegiadas, torna-se necessário criar ambientes de aprendizagens computacionais que, sobretudo utilizem metodologias inovadoras como instrumentos adequados para recuperar as chances perdidas por alunos com insucesso escolar fruto de uma sociedade de exclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário